Área do Cliente

Área do Cliente

Área do administrador

Notícias

Como passar por uma transição de carreira

Todos os grandes executivos que você conhece e admira já passaram por transições

 Na minha atividade profissional recebo uma quantidade razoável de executivos em transição de carreira, ou seja, que foram recentemente desligados involuntariamente das empresas nas quais trabalhavam. A primeira dica que passo a estes executivos é: seja visível! A grande maioria das oportunidades não estão publicadas ou nas mãos dos headhunters, assim quanto mais exposto o profissional estiver nesta fase melhor. Use as redes sociais a seu favor, seja claro que busca uma recolocação no mercado e tente direcionar o máximo possível seus novos objetivos de carreira. Não tenha vergonha da exposição, todos passam por transições na vida, sejam eles profissionais bons ou ruins.

A segunda dica, muito relacionada com a primeira, é: relacione-se! Saia do casulo e encontre pessoas. Não se limite aqueles que acham que podem te ajudar, você nunca sabe de onde pode vir o apoio em uma fase como esta. Saia para almoçar com seus contatos, retome relações esquecidas com ex-chefes ou colegas, participe de eventos e conferências na sua área de interesse, faça cursos rápidos e aproveite o tempo livre para se socializar. Nestas interações tenha sempre o discurso pronto: o que busco para a minha vida e carreira e como pretendo chegar lá. Tenha um plano pronto e ganhe pontos com seus interlocutores.
 
Por fim, aproveite este momento. Se você é um dos 11% de brasileiros com curso superior em um País com taxa de desemprego de 6%, duvido que fique muito tempo parado.
 
E quanto é muito tempo, costumam me perguntar? Depende... se você tiver dívidas e não tiver se planejado para momentos como este, o tempo pode ser um fator complicador e levar a uma escolha precipitada, mas se não é o seu caso, não se preocupe com isto. Ficar um mês a mais em transição não vai mudar em nada sua trajetória. Faça esportes, leia bastante, curta sua família, vá ao cinema em uma quarta à tarde, enfim, aproveite a vida, pois o novo projeto certamente vai demandar energia extra de sua parte.
 
Todos os grandes executivos que você conhece e admira já passaram por transições, foram demitidos e seguiram suas trajetórias de carreira, faz parte do jogo corporativo, não tenha pena de si mesmo, faça um planejamento das suas ações e execute!
 
() André Freire é presidente da Odgers Berndtson no Brasil.